currículo
Blog do GT 12 da Anped
Mudanças bruscas, apreensões, cogitações, medos, solidariedade, interpretações sobre a vida, do que se quer como e para a vida, do que se busca proteger, combater, produzir. Pensadas como políticas, as conversas sobre o currículo, nesta edição do trabalho encomendado para a 40a Reunião Anual da Anped, são provocadas a refletir os desafios do campo em um cenário de pandemia. De resultados irrestritos ao adoecimento e à perda de pessoas, a pandemia tem produzido impactos imprevistos e incessantes em diferentes cenas da vida. Como acontecimentos, portanto, não calculados, tais imprevistos interpelam produzindo todo um conjunto de desdobramentos em respostas generativas. É para tais questionamentos e respostas que o GT-Currículo, por onde a vida é também pensada, se vê convidado à interação com perguntas latentes e, por vezes, pouco nítidas do que temos chamado por pandemia. Um convite para pensar a vida, o luto, a sobrevida como versão mais intensa da vida, a educação, as escolas, subjetivações, alteridades, direitos de ser e afirmar em um contexto agudo e, neste gesto, tramar um encontro de trabalhos com leituras plurais sobre tudo o que consideramos coletivamente como de interesse curricular. O tema desta edição busca provocar conexões (im)possíveis produzidas ou prometidas entre currículo e pandemia em suas relações com a vida em ruptura. Na relação com esta tematização pensamos em reaver algo perdido? Buscamos projetar novas formas de afirmar a vida? Como nossas investigações curriculares interagem com o questionamento do acontecimento, imprevisto, insondável? Estas perguntas, que tentam em vão rastrear um sentido de contemporaneidade, podem nos ajudar a afirmar os significados produzidos por nossos estudos curriculares como respostas à vida (im)possível frente ao que interpretamos como questionamento emergente. Elas não visam, assim, ao que perdemos, senão ao que podemos, a como podemos, temos podido, em tempos de clamores por solução/cura, por profilaxia, por outras formas de vida para além da pandemia de Covid, do autoritarismo, da exclusão. Daqui, aventamos a vida como incontrolável sob constante tentativa de controle, pensamos em solidariedade, pluralidade, projeção de outros cursos de vida, outros questionamentos e estratégias em nossas redes, outros desdobramentos, com escolas, universidades, espaços, culturas, agendas, projetos de formação, professores, estudantes. Trata-se, enfim, de como “nós”, GT-Currículo, pensamos o que consideramos como nosso/a, a vida.
TRABALHOS ENCOMENDADOS
O MOVIMENTO DA PESQUISA EM TEMPO DE PANDEMIA: PRODUÇÃO CURRICULAR E CIRCULAÇÃO DOS SABERES
Alexandra Garcia; Allan Rodrigues; Luziane Patricio; Tania Gouvea.
REINVENTAR O PROFESSOR: IM-POSSIBILIDADES DE ABERTURA AO IMPREVISÍVEL
Bruno Fernando Castro; Marize Peixoto Figueiredo.
Trabalho associado ao Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Cultura, coordenado por Alice Casimiro Lopes.
CURRÍCULO E PANDEMIA: TESSITURA DO (IN)VIÁVEL
Ângela Cristina Alves Albino; Ana Cláudia da Silva Rodrigues; Diego Miranda da Silva; Maria Júlia da Cunha Melo Silva; Rafael Alves de Araújo
IDEIAS PARA PENSAR CURRÍCULOS NA PANDEMIA - PROGRAMA ESPECIAL DE PODCAST "COTIDIANOS E CURRÍCULOS"
Alessandra Caldas; Nilda Alves.
ECOAR O POSSÍVEL
Thiago Ranniery; Jorge Felipe Marçal; Lorraine Andrade Gonçalves; Nathália Terra Barbosa; Ricardo Scofano Medeiros; Samuel Molina Schnorr
CURRÍCULOS, PANDEMIA E (IM)POSSIBILIDADES
Maria Luiza Süssekind; Graça Regina Franco da Silva Reis; Tiago Ribeiro; Lorena Azevedo do Carmo; Silvia Tkotz; Vinícius Hozana; Ingrid Cruz Silva; Jeferson Maske; Maria Giulia d’Avignon; Marcus Flávio da Silva; Ana Gomes; Alan Pimenta.
A VIDA. A MORTE: UM MODO RESPONSIVO DE PENSARMOS NOSSAS PESQUISAS NA PANDEMIA
Maria Santos; Elizabeth Macedo; Guilherme Augusto Rezende Lemos.
ENCONTROS COM OS SIGNOS DA ARTE: BLOCOS DE SENSAÇÕES MOVIMENTAM A VIDA NA PANDEMIA
Janete Magalhães Carvalho; Sandra Kretli da Silva; Tânia Mara Frizzera Zanotti Guerra Delboni.
CURRÍCULOS E PANDEMIA: POR UM INVESTIMENTO RADICAL NA POTÊNCIA DA ESCOLA COMO ESPAÇOTEMPO DE/PARA EDUCAÇÃO
Talita Vidal Pereira; Roberta Avoglio Alves Oliveira.
POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PANDEMIA: RUPTURAS DA VIDA (IM)POSSÍVEL DESDE UMA TEORIA DISCURSIVA RESPONSÁVELUCAÇÃO
Érika Virgílio Rodrigues da Cunha; Hugo Heleno Camilo Costa.
DESAFIOS TECNO-CURRICULARES: PRODUÇÕES (IM)PREVISÍVEIS EM UM CONTEXTO VIRTUAL E PANDÊMICO
Ana Paula Carvalho; Bonnie Axer; Cristiane Oliveira; Maria Clara Camões; Phelipe Florez Rodrigues; Rosalva de Cássia R. Drummond; Rita de Cássia Prazeres Frangella.
RUPTURAS DA VIDA (IM)POSSÍVEL: PENSANDO POLÍTICAS, DOCÊNCIAS E CURRÍCULOS ATRAVESSADOS PELA PANDEMIA
Rosanne Dias; Márcia Oliveira; Cátia Oliveira; Cristiane Souza; Lívia Farias.
A TESSITURA DE SOLUÇÕES LOCAIS NOS COTIDIANOS: EXPANDIR O PRESENTE NO ENFRENTAMENTO DA VIDA (IM)POSSÍVEL
Fabio de Barros Pereira; Inês Barbosa de Oliveira; Marina Santos Nunes de Campos.
PERCURSO DE UM GRUPO DE PESQUISA COMO CICLO DE VIDA COLETIVA
Ozerina Victor de Oliveira.
CURRÍCULOS MOBILIZADOS EM TEMPOS ESTRANHOS: DESAFIOS E ALTERNATIVAS
Adriane Corrêa da Silva; Andressa Alano Alves; Edilene Eva de Lima; Edna Araujo dos Santos de Oliveira; Evelyne Straub; Graziella Souza dos Santos; Isabel Cristina Hentz; Izolete dos Santos Riqueti; Juares da Silva Thiesen; Juliana Danielly de Rezende Miguel; Kenia Kristina Furtado; Liziane Borges Fagundes; Paula Cortinhas de Carvalho Becker; Shirley de Souza Correa.
NARRATIVAS DOCENTESDISCENTES NA/COM A PANDEMIA: CURRÍCULOS PRATICADOS VIA TECNOLOGIAS DE ENCONTRO
Leonardo Nolasco-Silva; Conceição Soares; Vinícius Reis.